top of page

Documentos

​​​

Aqui pode encontrar a documentação  produzida pelo Movimento ou os links para aceder à mesma.

 

Biodiversidade | Portugal | Movimento pela Defesa do Montado de Sobro
Manifesto
​​

Em virtude do enorme ataque de desfolhadores do sobreiro, em 2012, particularmente da Lymantria, L., o qual se transformou numa Praga, nos Montados de Sobro do Litoral Alentejano, com particular incidência no Concelho de Odemira, decidiu este Movimento redigir um Manifesto a ser enviado à Tutela, no sentido desta entidade tomar as providências necessárias para a resolução desta situação.​

 

A Lymantrya, L., não causa, normalmente,  a morte dos sobreiros, mas fragiliza-os e pode fazer diminuir a qualidade da cortiça e mesmo impedir o descortiçamento.

 

Caso o problema não seja resolvido no início da próxima Primavera, poder-se-á dar novo ataque, o qual poderá ter consequências tão nefastas, quanto imprevisíveis.

Clique nos botões da Barra lateral e Leia e Assine o MANIFESTO I - 2012, do nosso Movimento, relativo ao violento ataque desferido pelo desfolhadores do sobreiro, particularmente pela Lymantria, L., nos Montados de Sobro do Litoral Alentejano, em 2012. 

Participe na Defesa do Montado de Sobro
 

Clicando no Botão correspondente pode:​

Ler  Relatório relativo a esta Praga.​

Ler e Assinar o Manifesto

Ler a ​​Resolução da Assembleia da República nº 15_2012 de 10 de Fevereiro - SOBREIRO - ÁRVORE NACIONAL DE PORTUGAL​

Relatório 

Relativo ao ataque dos desfolhadores do sobreiro, em 2012, particularmente da Lymantria, L.



Manifesto 1

Pedido de intervenção da Tutela, relativamente às ações a realizar para impedir novo ataque da Lymantria, L., em 2013. ​

O Manifesto foi redigido pelos Membros Fundadores do Movimento e pode ser lido e assinado on line por todos os que considerem importante esta problemática.

bottom of page